Dia 41 - Turistando em Morretes

Hoje foi dia de explorar Morretes!

Começamos com um café da manhã na nossa camper e logo saímos para bater perna pela cidade.

Morretes é uma graça, com ruas de pedra, casarões coloniais bem preservados e o Rio Nhundiaquara cortando o centro histórico. Tudo parece sair de um cenário de filme antigo. 

Algumas crianças tomavam banho no rio, observadas de longe por um guarda-vidas. Sensacional!

Na hora do almoço, fomos ao restaurante Madalozo experimentar o famoso barreado — prato típico da região, com raízes açorianas.

É basicamente uma carne cozida lentamente, por horas e horas, dentro de uma panela de barro bem vedada (daí o nome “barreado”, porque se “barreia” a tampa com uma mistura de farinha e água pra não deixar escapar o vapor). O resultado? Uma carne supermacia, desfiando sozinha, servida com farinha de mandioca e banana.

Mas não veio só: junto trouxeram peixe frito, camarão empanado, bolinho de peixe, banana frita, maionese, salada…basicamente, um banquete. Uma verdadeira orgia gastronômica, regada a cerveja e caipirinha. 

Claro que não demos conta. Ficamos horas à mesa, à beira do rio, jogando conversa fora e tentando arrumar espaço pra mais uma garfada. Mas não deu não!

Para rebater a comilança, saímos caminhando pela cidade. Passamos pela Igreja de São Benedito, pequena e charmosa, e também na Matriz de Nossa Senhora do Porto, com sua escadaria fotogênica. Demos uma volta pela Ponte Velha e cruzamos o rio para ver a cidade de outro ângulo. Entramos em lojinhas de artesanato, tomamos sorvete, tudo isso curtindo o colorido dos casarios coloniais.

A cidade é muito pequena. Acho que percorremos todas as ruas!

Já no fim da tarde retornamos para o camping.

Amanhã é dia de pegar a estrada de volta pra casa.
  
Vista do restaurante Madalozo

Vista do restaurante Madalozo










0 comentários:

Postar um comentário