Dia 15 - Viena - Bratislava - Bate-volta à charmosa capital da Eslováquia
Hoje acordamos às 6h30 da manhã. Às 7 horas já estávamos caminhando em direção ao canal, onde embarcamos no barco turístico com destino a Bratislava, a capital da Eslováquia.
No caminho passamos pelo lindo prédio do Parlamento que fica ao lado do nosso hotel e não tínhamos visto ainda!
Durante o percurso no barco, de aproximadamente 1h20, à medida que nos afastávamos de Viena, deixamos o canal e desembocamos no Rio Danúbio. Nas duas margens, vimos alguns chalezinhos simples e uma paisagem tomada por muita vegetação.
Chegando a Bratislava, desembarcamos e, em poucos metros de caminhada, já estávamos no centro histórico, pequeno, mas muito charmoso.
Decidimos fazer do Castelo de Bratislava a nossa primeira parada.
Seguimos caminhando por ruas de pedra e prédios históricos.
O castelo fica localizado no alto de uma colina, e preferimos enfrentar as escadarias antes que o calor se tornasse insuportável.
O castelo não é tão majestoso quanto outros palácios que visitamos nesta viagem, mas sua localização é privilegiada. Do alto da colina, a vista para Bratislava, para o Rio Danúbio e até para a fronteira com a Áustria é belíssima. O castelo atual foi reconstruído após um grande incêndio ocorrido no século XIX e hoje abriga parte do Museu Nacional da Eslováquia.
Passeamos pelos pátios, jardins e depois descemos a colina em direção ao centro histórico.
O Centro Histórico de Bratislava é pequeno, mas muito charmoso e fácil de explorar a pé. Em 2 ou 3 horas, já havíamos passado pelo menos duas vezes pelas mesmas ruas.
Os principais pontos turísticos são:
* Praça Principal (Hlavné námestie): o coração da cidade, cercado por prédios históricos, cafés e restaurantes.
* Portão de São Miguel: único portão medieval preservado das antigas muralhas.
* Antiga Prefeitura de Bratislava, com sua bela torre.
* Palácio Primacial: elegante palácio neoclássico onde foi assinada a Paz de Pressburg, em 1805.
* Catedral de São Martinho: local de coroação de vários reis e rainhas do antigo Reino da Hungria, incluindo Maria Teresa.
* As famosas esculturas espalhadas pelas ruas, especialmente Čumil, o simpático “homem saindo do bueiro”, uma das fotos mais tradicionais da cidade.
O que mais encanta não são monumentos grandiosos, mas o conjunto: ruas de pedra, fachadas coloridas e pequenas praças.
Caminhamos bastante pelas estreitas ruas de pedra, repletas de turistas.
Quando se aproximava das duas da tarde, paramos para almoçar. Escolhemos uma opção bem leve: um poke com salada e salmão cru.
Nessa parada, aproveitamos também para descansar um pouco do sol escaldante e dar uma folga para os meus pezinhos, que estão cheios de bolhas.
Ontem o calor foi tanto que meus pés devem ter suado demais dentro do tênis. Hoje acordei com várias bolhas e confesso que está bem difícil andar.
Depois do almoço, seguimos caminhando até o Nivy Centrum, um shopping moderno onde funciona, no subsolo, a principal rodoviária de Bratislava.
Passeamos um pouco pelo shopping e, no horário marcado, às 18h, descemos para o terminal e embarcamos no ônibus de volta a Viena.
Na estação, pegamos o metrô e descemos perto do hotel.
Antes de encerrar o dia, resolvemos dar uma passadinha em um bar. O jogo entre Argentina e Áustria estava passando na televisão, e paramos para observar como os austríacos se comportavam durante a partida. São bem comedidos.
Antes do apito final, retornamos ao hotel. Amanhã deixamos Viena e seguimos para Hallstatt.