Reading
Add Comment
Hoje foi dia de conhecer Lugano, uma cidade encantadora, de língua italiana, situada na região de Ticino, no sul da Suíça. Localizada às margens do lago de mesmo nome e cercada por montanhas, combina a elegância suíça com a atmosfera calorosa da Itália, oferecendo aos visitantes uma variedade de atividades ao ar livre, como passeios de barco no lago, caminhadas e momentos à beira da água. Além disso, a cidade é repleta de atividades culturais, com museus, galerias de arte e diversos restaurantes de culinária local e internacional.
Deixamos o Continental Parkhotel, localizado na parte alta da cidade e próximo à estação de trem, e caminhamos de cerca de 20 minutos até o centro, descendo escadas e rampas em direção ao lago. No trajeto, passamos pela Catedral de San Lorenzo, pela prefeitura na Piazza della Riforma, pelas movimentadas Via Catedrali e Via Nassa, repletas de renomadas grifes internacionais.
Na Piazza della Riforma, além dos palácios neoclássicos, encontramos uma exposição de carros que variavam de simples a luxuosos. Embora fosse domingo e muitas lojas estivessem fechadas, os bares e restaurantes estavam repletos de turistas.
Fizemos uma parada para um café da manhã rápido, onde compramos dois lanches "gelados" por CHF 13,20 e, em seguida, tomamos um café com leite no McDonald's por mais CHF 4,90. Difícil a vida dos brasileiros por aqui. Ganhar em Real e gastar em Franco Suíço não é mole não! Mas como quem converte não se diverte, nosso passeio seguiu pela linda e arborizada orla do Lago Lugano onde caminhamos até Paradiso, cidade vizinha que compartilha o mesmo lago. No retorno, visitamos o movimentado Parque Ciani, onde famílias desfrutavam de atividades para as crianças e aproveitam a "praia" local.
O Parque Ciani fica localizado no coração da cidade e é um dos tesouros verdes de Lugano. Com uma extensão generosa de gramados, jardins bem cuidados e árvores frondosas, o parque é um refúgio popular para moradores locais e visitantes que desejam relaxar, fazer um piquenique ou simplesmente desfrutar da natureza. Nele também encontra-se a Villa Ciani, uma elegante mansão do século XVI que serve como centro cultural e sede de eventos.
Uma das curiosidades do Parque Ciani é o seu passado histórico, que remonta aos tempos romanos. Vestígios arqueológicos foram descobertos no local, incluindo mosaicos e ruínas de uma antiga villa romana.
Deixamos o parque e fomos almoçar em um restaurante à beira do lago - espaguete com porpeta e chopp por CHF 55,00. Depois do almoço, retornamos ao hotel para buscar o carro e explorar Porlezza, uma pequena cidade na Itália a 17 km de distância. Antes disso, fizemos uma parada no Monte Brè para apreciar a vista deslumbrante do Lago de Lugano e dos Alpes.
Pegamos uma pequena estrada e subimos cerca de 600 m de altitude. Estacionamos o carro e percorremos mais 150 a pé nas escadarias infinitas do lugar. No final do caminho nos deparamos com um café/restaurante e uma vista maravilhosa de Lugano. Esse mirante também pode ser alcançado por funicular que custa CHF 26 ida e volta por pessoa ou por carro.
Depois de alguma fotos, tomamos o caminho de volta e retomamos a viagem até Porlezza, onde passeamos por suas ruas estreitas e coloridas e aproveitamos o tempo junto ao lago antes do jantar.
No restaurante Sapori in Centro, saboreamos uma lasanha e uma pizza de presunto parma. Os preços são bem mais convidativos na Itália que na Suíça.
Antes de voltarmos para o hotel em Lugano, abastecemos o carro, compramos algumas frutas em um pequeno Carrefour e finalizamos o looonnnggooo dia!
- Viagem Suíça e França
0 comentários:
Postar um comentário