Reading
Add Comment
Hoje foi dia de acordar cedo. Nossa aventura pelo Chile e Argentina chegou ao fim.
Durante essa viagem fizemos muitas descobertas. Uma delas é que o turismo na Argentina melhorou muito se comparado a última vez que estivemos por aqui.
Estão investindo em pontos de apoio ao turista, melhorando as estradas, melhorando a segurança pública, cuidando das estradas, ruas e cidades. Por todo lado que olhamos tem um agente policial.
O câmbio prejudica os argentinos, mas privilegia os brasileiros e outros tantos estrangeiros que se aventuram por aqui. Tudo fica acessível, de passeios, refeições a hospedagens.
Fizemos uma viagem econômica, escolhendo hotéis simples, e no geral gastamos 50 dólares por dia de hospedagem (dólar paralelo).
Para as refeições gasta-se o que quiser. De empanadas a restaurantes sofisticados, a despesa pode ficar 1 dólar ou 100 dólares. Mas na média comíamos, os dois, por 25 dólares a refeição, com bebidas incluídas.
No Chile a conta é outra. Os valores se equivalem aos do Brasil, tanto nos hotéis como nas refeições. A diferença é que, na média, nossas hospedagens e comida são bem melhores.
O Chile também está investindo nas pequenas cidades, melhorando muito a estrutura de turismo.
Encontramos cidades inteiras completamente renovadas.
Enfim, a experiência foi ótima. Gostamos de tudo.
Pensamos até em estender um pouco mais a viagem, passando por Buenos Aires, mas achamos melhor deixar para uma próxima. Afinal já estivemos algumas vezes na capital portenha.
Todo itinerário estava pronto quando deixamos o Brasil. O Mô tinha dia-a-dia tudo o que faríamos em 50 dias de viagem. Eu pedi algumas modificações. Incluímos Ushuaia, a Ruta 3, Península Valdez e Mar Del Plata. Já estava bom. Hora de voltar para casa.
Deixamos o hotel em Mar Del Plata debaixo de chuva, abastecemos e seguimos por 1200 km até Uruguaiana, por estradas duplicadas, a Ruta 2, Ruta 6, Ruta 12 e Ruta 14, todas em bom estado e sem movimento. Optamos por passar longe de Buenos Aires.
Foram 11 horas de viagem com uma única parada para um lanche num posto YPF.
Chegamos a Uruguaiana 9 da noite, depois de uma demorada aduana e fomos direto ao restaurante De La Deni, comer o maravilhoso matambre, o mesmo do início de nossa viagem. Também escolhemos o mesmo Hotel Barlos para nos hospedar.
Amanhã seguimos para Porto Alegre.
Paradinha no posto IPF Full |
Terminando o dia na estrada... |
0 comentários:
Postar um comentário