Dia 9 - Pucon

Hoje foi dia de passear em Pucon.

A pequena cidade, distante quase 800 km da capital Santiago, além de muito charmosa, é repleta de atrativos turísticos. Canoagem, pesca, rafting, passeio em cachoeira, treking e uma gastronomia que agrada a todos os paladares. Como se isso tudo não bastasse, temos a linda paisagem com o onipresente vulcão Villarrica e do lago com o mesmo nome.

Como o dia amanheceu nublado, não conseguíamos ver o vulcão. De qualquer forma, com um mapa em mãos,  resolvemos fazer um zig-zag pelas ruas do centro, passando pelo comércio, restaurantes e pela feira de artesanato.

Corpo de bombeiros de onde saem os alertas sobre o vulcão Villarrica

Feira de artesanato

Em certo momento paramos num restaurante junto a praia do lago Villarrica, e ficamos contemplando a paisagem. Tomávamos cerveja acompanhada de batata frita quando o vulcão surgiu ao longe.

Vista do restaurante para a praia

Imediatamente pedimos a conta do restaurante, pegamos o carro e fomos até a base do Villarrica, que fica a uns 15 km do centro. O caminho por si só já é uma atração. A medida que subíamos para a base do vulcão, a paisagem ficava ainda mais bonita. A cidade está em alerta amarelo, pois há uma fumarola saindo da boca do Vilarrica. Nada grave segundo a recepcionista do hotel.

Na entrada do parque, a estrada que era asfaltada, vira rípio. Havia dois caminhos, um primeiro que ia até as “cuevas del vulcan”, a uns 1000 metros de altura e outro que ia até a estação de esqui, onde chegávamos a 1400 metros de altura.

Percorremos os dois, que nos proporcionaram uma visão incrível do vulcão, dos lagos e montanhas.

Nessa época do ano a estação de esqui fica fechada, em manutenção. Mas a entrada é livre.

Vista da cidade de Pucon para o vulcão Villarrica

Caminho para o vulcão

Retornando...

Na volta desse passeio, almoçamos no La Maga, um restaurante uruguaio, muito bom. A carne estava deliciosa, mas o preço ficou um pouco salgado.

O fogo uruguaio fica ao centro, e a brasa é arrastada para o lado, onde fica a carne.

Deixamos o restaurante e corremos para ver o pôr do sol junto à praia. Era 9:10 da noite, e víamos, de um lado a lua, do outro lado o sol, e no meio o vulcão com a fumarola amarela. Lindo demais.

E assim terminou o dia. Amanhã começaremos a percorrer a Carretera Austral.