TRADUTOR

Dia 11 - Manosque - Aix en Provence (França)

By Renata - setembro 16, 2023

Saímos do Best Western Hotel Le Sud, em Manosque, por volta das 9h30. Tínhamos uma visita guiada  na fábrica da L'Occitane às 11h e queríamos antecipá-la para às 10h.

Quando chegamos à L'Occitane, debaixo de chuva, estacionamos o carro e apresentamos o ingresso à recepção. Tentamos, porém não conseguimos mudar o horário da visita guiada. O jeito foi aguardar fazendo umas comprinhas na loja. Tudo caro, mas muito cheiroso e com um ambiente agradável.

Na hora marcada para a visita, uma vendedora se apresentou como guia e seguimos para o tour em inglês, junto com mais quatro brasileiros e dois alemães. (a outra opção seria em francês e o Mô disse que tanto faz, pois não íamos entender nada mesmo!).

Logo no início, pedi à guia para falar mais devagar. Ela respondeu "OK", mas em poucos segundos já estava falando mais rápido do que antes.

O tour foi muito interessante. Percorremos a fábrica, desde a recepção das matérias-primas até a produção e embalagem, observando tudo de um mezanino. Embora fosse sábado e poucos funcionários estivessem trabalhando, deu para ter uma boa noção de como as essências são processadas desde os enormes tonéis até as pequenas embalagens. Valeu a pena.

Fábrica da L'Occitane

Depois da visita, seguimos para Valensole, uma pequena e pitoresca cidade na região da Provence, no sul da França, famosa pelos seus campos de lavanda. No verão, esses campos ganham vida com as cores e fragrâncias das flores, criando um cenário de beleza incomparável, atraindo muitos turistas.

Como já sabíamos, os campos floridos vão até o mês de agosto e por isso não vimos muita coisa.

Campos de lavanda

Ruas de Valensole

Nosso almoço

De Valensole, continuamos até Moustiers-Sainte-Marie, na região da Provence-Alpes-Côte d'Azur, no sul da França, ponto de partida para explorar o "Gorge du Verdon", um vasto cânion com uma estrada panorâmica que acompanha o Rio Verdon por quase 90 km. É considerado um dos cânions mais profundos da Europa, com penhascos calcários, águas verde-esmeralda e desfiladeiros esculpidos pelo rio Verdon ao longo de milhões de anos.

A viagem foi linda, com várias paradas para fotos.

No meio do trajeto, nos deparamos com uma estrada fechada devido a um evento de rali, que impediria a passagem até as 20 horas. Ficamos um tempo observando os carros fazendo curvas em alta velocidade, e depois de 15 minutos, retornamos pelo mesmo caminho.

Gorge du Verdon

Ao chegarmos a Moustiers-Sainte-Marie, ficamos maravilhados. Que cidade encantadora! Situada no sopé do desfiladeiro de Verdon, junto das falésias rochosas, é considerada uma das mais cênicas da França.

Passeamos por quase duas horas antes de seguirmos para o próximo destino: Aix-en-Provence.

Chegamos a Aix-en-Provence já passando das nove da noite. Estacionamos o carro no estacionamento do hotel (€20 por dia) e saímos para jantar. Era quase dez da noite e os restaurantes estavam lotados. Acabamos num supermercado, comprando lasanha, frios, pão, suco, vinho e frutas, garantindo o jantar, o café da manhã e mais uma refeição.

Retornamos ao flat e desfrutamos do delicioso jantar. O quarto estava equipado com utensílios de cozinha e até uma lava-louça.

Já batia duas da madrugada quando fomos dormir. Amanhã, sem pressa, vamos explorar essa que é uma das cidades mais turísticas da Provence.

Aix-en-Provence

• Share:

Você poderá gostar também de...