Dia 46 - Porto Alegre

Já passamos pelo Rio Grande do Sul diversas vezes, mas nunca estivemos em Porto Alegre. Talvez por ser uma cidade grande, essa foi a última capital do sul a ser explorada em nossas viagens. 

Chegamos no final da noite e seguimos para o bairro escolhido, o Moinhos de Vento, localizado na região central. Este bairro é muito valorizado pelo padrão dos imóveis e também por conta dos inúmeros bares e restaurantes que se espalham por suas ruas arborizadas. O lugar tem uma atmosfera elegante, com casarios antigos e bem preservados.

Foi também neste bairro que o Grêmio, time tradicional do estado, teve um campo de futebol utilizado até 1954, quando foi inaugurado o estádio olímpico. No lugar surgiu o Parque Moinhos de Vento, um complexo com campo de futebol, quadras, pistas poliesportivas e atividades culturais em meio a muito verde.

Coincidentemente estamos hospedados no hotel Park Plaza Moinhos 1903, inaugurado em novembro de 2022, sendo o primeiro hotel temático de clube de futebol no Brasil. O local servirá como concentração para a comissão técnica e atletas do Grêmio até 2025. O número 1903 se refere à fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. 

Depois do café, deixamos o hotel e com temperatura de 30 graus fomos caminhando até o centro antigo. Passamos pelas ruas arborizadas até alcançar a Avenida Farrapos, desembocando no centro histórico da cidade. 

Na Praça da Matriz nos deparamos com o Palácio Piratini, sede do governo e casa do governador do estado do Rio Grande do Sul. O lugar é lindo e está muito bem cuidado. 

Perguntamos se poderíamos visitar e a resposta foi negativa. Embora existam visitas guiadas, o lugar está em obras e, por segurança, as visitas foram suspensas. Não pudemos conhecer o palácio de 1921, mas nos autorizaram a tirar uma foto na escadaria. E foi o que fizemos. 

Conhecemos a Casa de Cultura Mário Quintana, no antigo hotel de luxo Majestic, que teve seu auge entre 1930 a 1950. O lugar é monumental. Difícil acreditar que todos aqueles quartos um dia puderam ser ocupados.  

Também conhecemos o museu do exército, com tanques, carros de combate, armas, motos e toda parafernália de guerra. 

Depois percorremos outras ruas e monumentos históricos até chegarmos ao Mercado Público, muito parecido com o Mercado Municipal de São Paulo, com bancas de frutas, peixes, carnes, defumados e uma variedade de bares e restaurantes para experimentar as iguarias gaúchas.   

Almoçamos por lá mesmo. Escolhemos o restaurante mais antigo da cidade, o Gambrinus, aberto em 1889, especialista em frutos do mar e comida portuguesa. Experimentamos o delicioso bolinho de bacalhau e pedimos o prato do dia, um combinado de carne, mandioca e acompanhamentos. Tudo muito bom.

Na volta caminhamos até a orla do Rio Guaíba, totalmente renovada em meados de 2018. O lugar, abandonado por décadas e considerado perigoso, virou o novo "point" de lazer dos porto alegrenses. Recebeu nova iluminação, deques de madeira, ciclovia, bicicletários, quadras esportivas, banheiros, restaurantes sofisticados e até lojas de roupas. Ficou lindo mesmo.

Fizemos uma parada no restaurante Press do Cais, onde comemos um banofe delicioso, com vista para o rio. 

Com o calor de mais de 30 graus e já cansados, chamamos um Uber para retornar ao hotel.

No hotel pegamos o carro e continuamos o nosso tour, agora no ar condicionado. Ufa! 

Passamos novamente pela orla renovada e seguimos para conhecer os dois estádios mais famosos da cidade, o Beira Rio e a Arena do Grêmio.

Terminamos o dia jantando no Peppo Cucina, outro lugar lindo, com uma massa deliciosa.

Amanhã seguimos para Gramado.

Ruas arborizadas do bairro Moinhos de Vento

Ruas arborizadas do bairro Moinhos de Vento

Casas antigas do bairro Moinhos de Vento

Centro de Porto Alegre



Percorrendo o centro de Porto Alegre

Praça da Matriz

Palácio Piratini

Palácio Piratini

Casa de Cultura Mário Quintana, antigo Hotel Majestic

Museu do exército

Museu do exército

Mercado Público

Restaurante Gambrinus

Igreja de Nossa Senhora das Dores

Orla do Rio Guaíba

Restaurante Press do Cais

Orla do Rio Guaíba

Orla do Rio Guaíba

Beira Rio - Estádio do Internacional


Arena do Grêmio

Restaurante Peppo Cucina

Restaurante Peppo Cucina


Postar um comentário

0 Comentários