Depois do café, deixamos o hotel e com temperatura de 30 graus fomos caminhando até o centro antigo. Passamos pelas ruas arborizadas até alcançar a Avenida Farrapos, desembocando no centro histórico da cidade.
Na Praça da Matriz nos deparamos com o Palácio Piratini, sede do governo e casa do governador do estado do Rio Grande do Sul. O lugar é lindo e está muito bem cuidado.
Perguntamos se poderíamos visitar e a resposta foi negativa. Embora existam visitas guiadas, o lugar está em obras e, por segurança, as visitas foram suspensas. Não pudemos conhecer o palácio de 1921, mas nos autorizaram a tirar uma foto na escadaria. E foi o que fizemos.
Conhecemos a Casa de Cultura Mário Quintana, no antigo hotel de luxo Majestic, que teve seu auge entre 1930 a 1950. O lugar é monumental. Difícil acreditar que todos aqueles quartos um dia puderam ser ocupados.
Também conhecemos o museu do exército, com tanques, carros de combate, armas, motos e toda parafernália de guerra.
Depois percorremos outras ruas e monumentos históricos até chegarmos ao Mercado Público, muito parecido com o Mercado Municipal de São Paulo, com bancas de frutas, peixes, carnes, defumados e uma variedade de bares e restaurantes para experimentar as iguarias gaúchas.
Almoçamos por lá mesmo. Escolhemos o restaurante mais antigo da cidade, o Gambrinus, aberto em 1889, especialista em frutos do mar e comida portuguesa. Experimentamos o delicioso bolinho de bacalhau e pedimos o prato do dia, um combinado de carne, mandioca e acompanhamentos. Tudo muito bom.
Na volta caminhamos até a orla do Rio Guaíba, totalmente renovada em meados de 2018. O lugar, abandonado por décadas e considerado perigoso, virou o novo "point" de lazer dos porto alegrenses. Recebeu nova iluminação, deques de madeira, ciclovia, bicicletários, quadras esportivas, banheiros, restaurantes sofisticados e até lojas de roupas. Ficou lindo mesmo.
Fizemos uma parada no restaurante Press do Cais, onde comemos um banofe delicioso, com vista para o rio.
Com o calor de mais de 30 graus e já cansados, chamamos um Uber para retornar ao hotel.
No hotel pegamos o carro e continuamos o nosso tour, agora no ar condicionado. Ufa!
Passamos novamente pela orla renovada e seguimos para conhecer os dois estádios mais famosos da cidade, o Beira Rio e a Arena do Grêmio.
Terminamos o dia jantando no Peppo Cucina, outro lugar lindo, com uma massa deliciosa.
Amanhã seguimos para Gramado.
0 comentários:
Postar um comentário