Dia 40 - Choele Choel - Viedma

Hoje, antes seguirmos viagem, resolvemos conhecer Choele Choel.

A pequena cidade é cortada pelo Rio Negro, que em determinado ponto se divide, formando uma ilha arborizada que serve de parque e camping público. Muito bacana.

Deixamos o lugar e seguimos por quase 200 km pela Ruta 250 até a cidade litorânea de Las Grutas.

Parque e camping em Choele Choel

Rio Negro em Choele Choel

No caminho paramos numa "barraca de estrada" para abastecer nossa dispensa com frutas, vinhos, nozes, tomates e água. De bônus uma pimenta Jalapeño que eu amo. O interessante é que o proprietário da barraca, um boliviano que vive há 20 anos na Agentina e morava numa chácara nos fundos do lugar, era quem plantava algumas dessas frutas, além de legumes e verduras. Ele disse que todos os produtores rurais da região eram bolivianos e que os argentinos não queriam mais saber de cuidar da terra.

Com a dispensa abastecida seguimos viagem.

Na Ruta 250 muitas plantações de maçã, feno, batata e nem sei mais o quê. Parece que o cultivo era em pequenas chácaras.

Barraca na estrada

Chegamos a Las Grutas com o termômetro batendo 32 graus. Um sol pra cada um. Estacionamos o carro numa sombra e fomos caminhar para conhecer o lugar.

A praia, protegida pelo Golfo de San Matías, é conhecida pelo mar calmo e águas quentes. O acesso é feito por meio de  12  "bajadas", escadarias nas encostas das falésias, que chegam até o mar.

O lugar parecia bem popular e estava muito cheio. A praia é até bonita, mas aquele mar de gente...

Caminhamos debaixo de um sol escaldante até encontrarmos uma sombra sentar e comer alguma coisa.

O engraçado é que era quase uma hora da tarde e a maioria dos restaurantes estavam fechados. Abririam só para o jantar.

Por fim encontramos um canto, com vista para o mar. Salvou nossa tarde! O lugar só oferecia sanduiche e cerveja quente... Mas a sombra e vista eram ótimas.

Depois almoço caminhamos mais um pouco para conhecer o centro comercial, tomamos sorvete e retornamos para o ar-condicionado do carro. No termômetro do carro 42 graus!!

Decidimos que não ficaríamos mais por ali, nem para conhecer a noite "La Grutense". Imaginei aquela praia lotada subindo as "bajdas" e tomando conta do pequeno centro... Só Deus!

Perto das 17 h, de volta para o ar-condicionado do carro, resolvemos seguir viagem até onde a disposição permitisse.

Casa em Las Grutas

"Bajada" de acesso à praia

Parada para almoço

Centro de Las Grutas

Praia de Las Grutas

Temperatura externa do carro: 42 graus!

Paramos em Viedma, no Hotel Austral Viedma, com vista para o Rio Negro. A parada foi providencial.
Avançamos só 200 km, mas o calor que passamos hoje nos deixou exaustos.

Instalados no hotel, tomamos um banho rápido e fomos jantar no Roma Parador Costero, um lugar muito agradável e com uma comida bem legal.

Amanhâ seguimos para Mar Del Plata.