Dia 1 - Seguindo de São Paulo para Ilha Grande - Rio de Janeiro

Saímos de São Paulo perto das 7 da manhã. 

Tínhamos algumas opções de caminho: seguir de carro pela Rio-Santos descendo a Osvaldo Cruz ou Tamoios;  seguir pela Cunha-Paraty, uma estrada cenográfica, histórica e muito lenta; ou pegar o caminho tradicional, pela Dutra. 
Preferimos o caminho tradicional. 
Passamos por Pindamonhangaba, Aparecida, Cruzeiro, Resende, Volta Redonda, por pequenas cidades até chegar na serrinha de Lídice, com traçado antiquado e repleto de curvas. Mas também com belas paisagens.
Chegamos a Angra já era uma da tarde. Paramos para um almoço rápido num pequeno restaurante junto ao porto, de onde saem as embarcações com destino a Ilha Grande.   
O carro? Depois de várias abordagens por autointitulados "guias de turismo", deixamos num estacionamento próximo ao porto, definido antes mesmo da viagem começar.
Para a travessia de Angra a Ilha Grande, temos duas embarcações oficiais:  uma rápida, com lancha, a custo de R$100,00 por pessoa e outra lenta, uma embarcação maior, onde cabem cerca de quarenta pessoas, a custo de R$18,00 por pessoa.
Na lancha rápida a travessia demora cerca de meia hora. No barco a travessia é de 1 hora e meia.
No local há outras opções clandestinas. Mas não achamos muito confiáveis. 
Pegamos a lancha rápida às 15h e desembarcamos no porto de Ilha Grande, na praia do Abraão, perto as 15:30h. 


Serra de Lídice

Porto em Angra dos Reis

Porto em Angra dos Reis

Embarcando...

Lancha Rápida

Lancha rápida


Chegada em Ilha Grande - Praia do Abraão

Chegada na Praia do Abraão

Vila do Abraão

Mapa das trilhas

Vila do Abraão

Com as mochilas nas costas, resolvemos dar uma voltinha no centro, passando pelos restaurantes até encontrarmos uma trilha. Caminhamos por cerca de 1 km até a Praia Preta, pequena e de areia preta, o que certamente justifica seu nome. Lá nos deparamos com as ruínas de um antigo presídio, as Ruínas do Lazareto. 
O Lazareto foi construído em 1871 para receber passageiros enfermos que chegavam ao Brasil vindos de outros países, onde funcionou como hospital de quarentena até 1913, quando foi totalmente desativado. Com a Revolução Constitucionalista em São Paulo em 1932, Getúlio Vargas reabre o Lazareto que volta a funcionar como presídio.  
Em 1954 foi construído um novo presídio em Dois Rios, e os presos foram transferidos. O então governador Carlos Lacerda mandou demolir o Lazareto com tiros de canhão.  
No local ainda restam algumas ruínas do subsolo, as solitárias do presídio, que na época eram terrivelmente quentes, úmidas e insalubres.   
Depois deste pequeno tour, retornamos à vila e seguimos para a nossa pousada, a Aquarela do Mar, no canto da praia do Abraão. 
Perambulamos um pouco, chegando até a Praia da Júlia, e não achamos o lugar. Perguntando a moradores descobrimos que a pousada ficava numa pequena rua, uma servidão, numa subida íngreme.  Na pousada simples,  de propriedade de um francês, fomos bem atendidos. No quarto pequeno tivemos um único problema com o ar condicionado, muito antigo, que parecia a turbina de um avião. 
Deixamos nossas coisas, tomamos um banho e seguimos para jantar no melhor restaurante da ilha, o Lua e Mar, com 30 anos de existência. Os pratos eram ótimos. Pedimos pastel de queijo que estava muito crocante e bem recheado. Depois uma moqueca de abadejo sensacional. O som do simpático cantor argentino e a vista do mar completaram a noite. 
Ao nosso lado estava um grupo de franceses, umas 20 pessoas, todas de branco, fazendo uma ceia completa, com entrada, prato principal, sobremesa e bebidas. Um verdadeiro banquete. É impressionante o  número de estrangeiros que frequentam a ilha. 
Depois do jantar voltamos para a pousada, um merecido descanso.  

Chegada a Praia do Abraão

Praia do Abraão

Igreja de São Sebatião, com mais de 150 anos de existência, localizada na praça principal do Abraão

Igreja de São Sebastião

Centro de visitantes

Caminho para a Praia Preta


Praia Preta

Praia Preta

Ruinas do Lazareto

Ruínas do Lazareto - Solitárias

Ruínas do Lazareto


Trilha T1 - Retornando para a vila 

Trilha T1 - Retornando para a vila

Trilha T1

Trilha T1 com mochila nas costas!


Vila do Abraão
 
Praia do Canto - Abraão


Postar um comentário

0 Comentários