Dia 7 - Cânion Encantado: o melhor passeio das Serras Gerais - Tocantins

Acordamos cedo e deixamos o hotel às 7.20 h. Enfrentamos 60 km de estrada de terra em 1h 45min

Na verdade, não é só terra, tem areia, tem pedra, tem costela…Uma aventura. Chegamos no receptivo do Cânion Encantado para encontrar com o guia Juracy que o Mô havia conhecido pela Internet e combinado o passeio via WhatsApp.
Chegada a hora do passeio, 9 e pouco da manhã, o Juracy ainda tinha que aguardar outro casal e quem acabou nos guiando foi sua filha Mara.
O vô de Mara era o proprietário da região. Ela e o pai conhecem tudo por aqui.
A propriedade foi vendida para uma empresa que está estruturando a exploração do turismo. O receptivo e alguns pontos do passeio ainda estão em obras.

Colocamos o capacete e a perneira de proteção e fomos para a trilha com 5km de ida e volta. Rapidamente chegamos a borda do Cânion e fomos caminhando até encontrarmos uma sequência de degraus, mais de 300, que nos levou colina abaixo até a beira do rio.
Saímos de mata de cerrado e chegamos a uma floresta tropical. O cenário é indescritível. Difícil relatar a emoção que sentimos. Dois paredões lado a lado formam um corredor de quase 100 m de altura. Lá do alto os pequenos rios despencam formando lindas cachoeiras.
Andamos literalmente no rio, serpenteando as inúmeras rochas que parecem colocadas caprichosamente para tornar ainda mais surreal essa experiência. A medida que avançávamos o spray das cachoeiras aumentava até que chegamos ao ponto em onde o volume da queda de água era tão intenso que se tornava o ponto final da experiência da trilha mais impactante de nossas vidas.

Voltamos pelo mesmo caminho da ida, desviando um pequeno trecho para alcançar o mirante que dá uma vista parcial do percurso que acabávamos de fazer.

Retornando ao receptivo almoçamos uma ótima comida caseira feita no fogão de lenha do restaurante existente no local.
Depois do almoço fomos conhecer a Cidade de Pedras e a Cachoeira dos Pelados.
A Cidade de Pedras é um conjunto de formações de arenito no meio a mata nativa. Muito bacana.
A Cachoeira dos Pelados recebeu esse nome depois do local ter sido palco da gravação do reality show Largados e Pelados. Muito linda! Nós não perdemos a oportunidade de dar um tchibum!!
Cidade de Pedras

Cachoeira dos Pelados

Depois desse passeio nos deslocamos de carro por cerca de 25 km até o imponente Arco do Sol, local  onde se costuma ir para ver o pôr do sol.
Como estava chovendo e nublado, ficamos somente contemplando a beleza do lugar. Novamente uma formação de arenito com dois buracos, formações cenográficas incríveis para tirar fotos.
O lugar também é dormitório de papagaios e ararinhas verdes. O Arco do Sol tem muitas cavidades e é nelas que as aves passam a noite. Vimos dezenas se deslocando pelo céu, barulhentas, até pousar numa das cavidades.

Terminado o tour deixamos a guia Mara em sua casa e seguimos para a nossa pousada Cantinho do Paraíso. O proprietário, tio de Mara e irmão de Juracy, nos acolheu em sua casa, muitíssimo simples... Com esforço próprio e ajuda do vizinho, a luz elétrica chegou por lá faz quatro meses.
O quarto possui banheiro privativo, porém com chuveiro frio. A janta deliciosa: arroz, feijão, macarrão, carne, frango, legumes. Muito boa mesmo.
Dormimos debaixo de um temporal. O barulho da chuva foi cantiga para os nossos ouvidos.

No conforto da simplicidade!