Dia 5 - Descobrindo as praias de Aurora do Tocantins - Serras Gerais - Tocantins

 Aurora do Tocantins, circundada pelas Serras Gerais, é um desses paraísos escondidos do Brasil. Distante dos grandes centros, a 486km de Brasília e a 530km de Palmas, essa pequena cidade esconde tesouros naturais, como cavernas, rios azuis e muitas cachoeiras. 

Acordamos cedo. As 7 da manhã já estávamos indo para o café, simples mas adequado para o lugar: pão, bolo, queijo, frutas, ovo.

Depois do café pegamos o carro e seguimos por 33 km por estrada de terra (boa) até alcançarmos a entrada da praia do Pequizeiro.
A dois quilômetros do local havia uma porteira que estava fechada. Ficamos parados olhando...Em seguida chegou mais um casal, o Mateus e a Mariana, de Goiânia.
Ficamos com duas opções: esperar alguém aparecer para abrir a porteira ou seguir a pé, deixando o carro estacionado na estrada mesmo. Optamos por seguir a pé na estrada de areia. 
Quando faltava uns 500 metros para a praia, chegaram três carros com o guia que tinha a chave da porteira. 
O Mô e o Mateus resolveram voltar, já que a porteira tinha sido aberta, e trazer o carro até a praia.
Eu e a Mariana seguimos em frente, a Mariana de carona e eu a pé, até a praia de rio.
O lugar é muito bonito. 
Rústico, pouco explorado, com uma natureza ímpar. Água azul, cristalina e quentinha. Uma pequena corredeira e muito calor. Combinação perfeita para ficarmos a manhã imersos na água. Até o snorkel foi utilizado. Os peixes eram miúdos, mas mesmo assim foi uma distração muito bacana.

Porteira fechada

O "bandido"








Deixamos o local perto do meio dia e seguimos, os quatro, cada um em seu carro, até a praia do Puçá a poucos quilômetros dali. Um lugar estruturado com restaurante, mesas, cadeiras e redes e muito verde. Lindo. 
Embora fosse a continuidade do mesmo rio, a paisagem era diferente. Muita sombra, uma água quietinha, azul... Uma praia escondida.
Os quatro almoçamos juntos no lugar. O Mo e eu comemos uma moqueca. A Mariana e o Mateus um filé. Uma comida caseira deliciosa. Depois de uma boa prosa Mariana e Mateus foram conhecer o Poço Paraíso, eu e o Mô declinamos. Aproveitamos para tirar um cochilo junto ao rio.



Lá pelas 15:30 fomos todos até a cachoeira da Sombra. Pertinho e de fácil acesso, cobra ingresso de R$30,00 por pessoa. 
Aliás, todas as atrações tem o mesmo preço: R$30,00 por pessoa. É "tabelado"! 
Saindo de lá uma chuva boa caiu para refrescar. 




Retornamos pela mesma estrada de terra até a nossa pousada. Agora estamos contemplando o pequeno rio que passa por aqui enquanto escrevo este Blog.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Bom dia meus amigos ! É a Mari, esposa do Mateus ! Confesso que ja estou com saudades !! Por onde voces estao agora ? Me add no insta, Maricaponi ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que vi seu comentário! Tem que vir para a Cachoeira do Santuário!!!!!!! Imperdível! Bjos pra vocês!! :)

      Excluir