Dia 11 - San Pedro Atacama - San Antônio de Los Cobres

Mo escrevendo:

Hoje foi dia de dizer até já pra Rê e para a Lari. Nossas amadas garupas voltaram de avião pra SP.
Saímos eu e o Lucas as 7:40 h do hotel rumo ao Paso Sico e depois a San Antonio de Los Cobres.
Ainda em SPA fizemos uma parada para abastecer as motos e o galão reserva e seguimos numa temperatura inicial de 10 graus.
Seriam 200 km de asfalto e mais 134 km de ripio até nosso destino. Nenhum posto de gasolina nesse percurso.
Paramos mais duas vezes no trecho asfaltado para umas fotos e seguimos até a aduana já com 12 km de rípio.
Chegamos para o trâmite aduaneiro as 11.00h e o lugar estava vazio. Ninguém na fila a nossa frente, o que seria bem previsível tendo em vista que não havia qualquer o movimento nesta ”carretera”. Em 20 minutos estávamos liberados. Aproveitamos a parada e tomamos o nosso café da manhã fornecido pelo hotel em SPA.
Antes de retomar a viagem colocamos parte da gasolina do galão reserva na moto do Lucas (preferi não colocar tudo e esperar ver qual seria o consumo das duas motos). Abastecidos (motos e motociclistas) seguimos viagem.
A expectativa era sobre o estado do ripio que enfrentaríamos. Mais 20 km e a coisa ficou difícil. Foram 15 km com bastante areia fofa. Metemos o pezão no chão nos trechos com mais areia e aceleramos nos trechos com menos areia. Ficou muito claro que devagar seria bem pior. Fomos de pé na moto, muiiiiiito melhor. Levamos dois ou três sustos e chegamos bem no nosso destino (sem comprar nenhum terreninho).
Foram 8 horas de viagem entre motocar, fotografar, aduanar e comer.
Estamos hospedados em San Antônio de Los Cobres, no hotel de Las Nubes, a 3700 m de altitude, numa cidade que "ninguém merece". Amanhã seguimos para Cafayate, terra das vinícolas.

Altitude que chegamos hoje
Abastecendo em SPA antes de iniciar a viagem:
Fotos pelo caminho asfaltado 👇👇👇

Com o Salar de Talar ao fundo:
Laguna Tuyajto:

Agora uma escapadinha "logo ali" ainda no asfalto:

Na aduana:
Batendo um rango:

Uma parada rápida no rípio para tomar água e descansar um pouco:

Quase chegando:

"Pezitos" na chegada
E rolê na cidade fantasma a procura de um restaurante aberto (que não encontramos). Voltamos para comer no hotel.