Dia 9 - Dubai - São Pailo

Nossa viagem chega ao fim.
Acordamos as 3 da manhã, juntamos as duas malinhas de mão que levamos para a viagem e nos dirigimos ao ponto de encontro: o teatro.
Nossas malinhas...

Malinhas da minha xará Renata
Poucos minutos depois estávamos no ônibus e em seguida chegamos ao aeroporto. O embarque foi tranquilo. 
O voo de 14 horas permite que façamos um pouco de tudo: dormir, comer, conversar, fazer compras no free shop do aviäo, assistir filmes e até escrever o blog.
Esta viagem foi incrível. Superou todas as expectativas.
Embora eu não seja fâ de navio, da comida de atacado, do banheiro apertado da cabine, do balanço das ondas, do”piscinão de Ramos” nos dias de navegação, foi maravilhoso dormir num destino e como num passe de mágica, acordar em outro.
Os tours guiados cumpriram seu papel. Uns com mais eficiência, outros com menos, mas todos conseguiram passar a imagem geral do lugar.
Descobrimos países modernos com uma cultura extremamente conservadora. Descobrimos que o grande trunfo desses governantes foi tratar muito bem o seu povo. Foi privilegiar o seu povo.
É claro que o fato das mulheres serem submissas aos homens incomoda. E muiiiitooo.
Para se ter uma ideia elas não tem direito a herança. Se pedirem divórcio não tem direito a guarda dos filhos. A maioria nem trabalha e são 100% dependentes da família ou do marido.
Parece que em Dubai a mentalidade é um pouco mais aberta. O sheik fundador dos EAU valorizava as mulheres (claro que de forma limitada) e pregava que elas deviam se instruir, afinal são elas que vão criar os filhos.
Na maioria dos países que passamos a mulher ainda usa a burca e muitas só mostram os olhos. Poucas säo vistas sozinhas na rua.
De forma geral todos disseram que os países visitados são muito seguros. Não há violência, roubos, etc... Nada.
Os EAU são considerados a Suiça do golfo arábico (eles não chamam de golfo pérsico).
Nós certamente voltaremos para conhecer outras culturas.
Até a próxima.

Postar um comentário

0 Comentários