Dia 21 - Hospital de Orbigo- Astorga - 16 Km

Hoje a chuva deu uma trégua e as montanhas voltaram.
Faz quase uma semana que caminhamos no plano, numa região com poucos atrativos, chamada Meseta.
Andamos muito a beira de rodovias, que além de ter barulho e poluição, não é nada inspirador.
Assim que deixamos o albergue em Hospital de Órbigo verificamos que havia duas possibilidades de caminho: seguir pela estrada ou pela montanha. Escolhemos a segunda.
Ótima escolha. Tivemos subidas e descidas,  tranquilidade e visual valeram a pena.
No meio do caminho o José, Mercedes e Alceu nos alcançaram (dormiram a 8 km da gente!)  O horário que acordam..... ninguém merece!!!!
Caminhamos 16 km e chegamos em Astorga.
A cidade é uma graça. Lojas de chocolate, doces e biscoitos amantegados.
Possui também um valioso patrimônio histórico, como o museu romano que conserva peças de um passado remoto, encontradas em escavações.
Também tem a linda igreja gótica de Santa Maria, do século XI. A visita guiada leva a uma riqueza inacreditável para aquela cidade de 12.000 habitantes.

E por último o Palácio Episcopal de Gaudi.
Almoçamos todos juntos, um cozido maragato, comida típica do local, com carne de porco, repolho, grão de bico, batata e um caldo, onde tudo isso foi cozido, regado a vinho e cerveja. Para sobremesa acompanha um creme de nata.
O prato é muito saboroso, mas pesado como uma feijoada.
Na verdade não me caiu muito bem.
Dormimos no albergue de peregrinos Siervas de Maria, 6 euros a cama.
Solicitei uma manta ao responsável. Ele disse que tinha mas não iria me fornecer porque os peregrinos passam por muitos lugares que tem percevejos e podem infestar o albergue.
Perguntei então se ele iria ligar a calefação. A resposta foi: No! Está 19 grados que é una temperatura bien agradable!
Aí respondi: Mas sou brasileira! 19 graus é muito frio!
Conclusão: passei um frio do capeta mesmo vestindo tudo que eu trouxe!