Dia 18 - Aventura de 4x4 de Caracol até Santa Luz - Piauí

Hoje pela manhã, na hora do café, conversamos um pouquinho com o proprietário do pequeno hotel onde ficamos hospedados. Brincamos que ele trabalhava muito, pois ontem estava no bar ao lado do hotel, até as 11 da noite. Hoje, as 6 da manhã já preparava o café dos hóspedes.

Ele falou que é melhor assim. Que prefere trabalhar muito a ver tudo às moscas. Disse, com muito orgulho, que "vendendo pinga" formou três filhos.

Saindo de Caracol seguimos pela PI 470, novinha! Percorremos uns 40 km de estrada excelente até um pequeno trecho com desvio, ainda em construção.
Nesse desvio encontramos um carro com funcionários que vistoriavam a obra. Eles nos disseram que podíamos seguir pela estrada, se o carro subisse a íngreme rampa de terra, ou podíamos pegar o desvio. O Mô quis testar o “Bandido” rodando naquela subida esburacada, com grandes fendas, num aclive bem acentuado. O carro não negou fogo. Subiu que subiu…
Seguimos mais alguns metros no trecho em obras até alcançar novamente a estrada novinha. Percorremos uns 10 km até o final definitivo do asfalto. Ali havia um trevo com uma saída para Santa Luz (com placa) e outra para Viana (sem placa). Viramos a esquerda, conforme a rota do Google Maps e pegamos a trilha. São 30 km de terra até o povoado Viana de onde seguiríamos para os Cânions do Viana.

Estrada novinha... Com a boiada passando!

A estrada, se é que pode ser chamada assim, era muito estreita, com vegetação de cerrado dos dois lados, forrada de areia. Percorremos menos de 2 km e logo nos deparamos com uma grande árvore interrompendo o caminho. O Mô pegou o facão e até tentou cortá-la, mas sem sucesso. A árvore era muito grossa e com muitos galhos emaranhados. Terminava assim a nossa tentativa de ir para o Cânions do Viana pelo povoado.
Retornamos para a estrada desolados, passando novamente pelo terrível trecho em obras.
Início da trilha para o povoado do Viana

Fim da trilha para o povoado do Viana 😱

Trecho da PI 470 interditado por obras:

A primeira alternativa seria seguir por 480 km pelo asfalto até Bom Jesus, ponto de partida mais comumente usado para esse passeio, deixando para percorrer os Cânions no dia seguinte.
Tentando achar outra saída paramos novamente nos funcionários que fiscalizavam a estrada e perguntamos se não tinha outro caminho. Nos disseram que talvez haveria um caminho de 90 km de  terra por outro povoado, mas não sentimos muita firmeza de como estariam as condições da estrada. Teríamos que ir até Guaribas para averiguar.
Antes de seguir até Guaribas resolvemos perguntar aos rapazes como estava a estrada para Santa Luz. Como responderam que estava boa, foi essa a nossa escolha.
Seriam 90 km por estrada de terra até Santa Luz e mais 73 (sendo 25 km de terra) até o início dos cânions. Quem sabe daria tempo de fazer o passeio ainda hoje.
Retornamos ao trevo do final do asfalto, mas desta vez entramos à direita, sentido Santa Luz. O Google Maps desenhou o caminho.
Essa estrada corta o Parque das Confusões. Seguimos por areia, terra e muitas “lagoas”. A chuva encharca o local!
Foi realmente uma aventura 4x4. O pior é que não passava uma alma naquele lugar!
Foram 4 horas em buracos e atoleiros. Uma “experiência” e tanto, se é que podemos dizer assim!

Chegando a Santa Luz o asfalto reapareceu e seguimos para o Gurguéia Palace Hotel em Bom Jesus.
No hotel descobrimos duas coisas: que perdemos a placa dianteira do "Bandido" na buraqueira da estrada e que estávamos no lugar errado. A reserva era para o Gurguéia Park Hotel em Cristino Castro!
Voltamos 30 km e "ufa"... Chegamos perto das 3 da tarde! Os Cânions do Viana ficam para amanhã.

O Gurguéia Park Hotel é muito agradável,  possui uma piscina externa que atende o pessoal que almoça no local e possui uma piscina junto aos quartos que atende apenas os hóspedes. Parece que as águas são termais.
Almoçamos e passamos a tarde na água. A temperatura bateu os 37 graus!

Perdemos a placa dianteira do carro para os buracos!