Dia 17 - Parque Nacional da Serra das Confusões - Piauí

Hoje foi dia de conhecer o Parque Nacional da Serra das Confusões.

A origem do nome se dá por conta das inúmeras rochas que mudam de cor conforme a iluminação do dia, confundindo o caminho de quem tem que atravessá-lo.
Diferentemente da Serra da Capivara, este parque ainda está preservado, sem muita intervenção humana.
Nele encontramos inúmeros sítios arqueológicos que ainda não foram estudados, pinturas rupestres e sepulturas humanas de mais 8 mil anos, muitas formações rochosas, cavernas e grutas, abrangendo uma área de mais de 800 mil metros quadrados, região conhecida como Serra Vermelha, no Piauí.

Para chegar ao parque em tempo de percorrer todo o itinerário programado, tomamos café as 6:30 e deixamos o hotel às 7:00 da manhã.
Pegamos a PI144 e seguimos para Caracol, a 90 km de São Raimundo Nonato. A estrada estava excelente. Só tivemos que tomar cuidado com os bichos, vacas, cabras, bodes, burros, mulas e todo tipo de animal doméstico que cruzam a pista.
Às 9:00 chegávamos à cidade onde encontramos com o guia Jadiel (tel: (89) 9810-54945) na frente da prefeitura municipal, conforme combinado previamente.
Seguimos de carro por mais 10 km até a entrada do parque.

O lugar está com a estrutura bem precária. Apenas um guarda toma conta do receptivo que está praticamente abandonado. Nos deparamos com um museu novinho, sem uso, tomado por teias de aranha e asas de cupim. Foi de dar dó!
O banheiro também não estava muito adequado para os turistas. Parece que a verba para a manutenção do parque foi cortada.

Após passarmos pelo receptivo, seguimos por estradinhas de terra, areia e pedras até a primeira parada, o mirante "Vista Janela dos Sertões", um imenso vale com as formações e rochas características do parque.
Entrada do parque

Caminho...

Janela do Sertão

Depois seguimos para a Toca Alto do Capim e Toca Muquem onde foram encontradas urnas mortuárias e inscrições rupestres de mais de 8 mil anos.
Toca Alto do Capim

Toca Muquem

Pé na Toca Muquem

Também fomos conhecer a Pedra Furada onde pudemos observar a linda vista do vale!
Pedra Furada
Nosso guia Jadiel

Depois dessas paradas continuamos nosso caminho no "Bandido".
É importante frisar que o carro traçado (4x4) faz muita diferença. No caminho nos deparamos com muita areia fofa, lama e pedra. Um carro comum poderia até passar, mas com bastante dificuldade.

Fizemos uma parada na gruta da Catedral.
A  poucos metros da pequena estrada fizemos uma descida de uns 20 metros, utilizando uma escadaria de ferro. A beleza do lugar é indescritível! Lembra uma catedral gótica, porém suas colunas foram formadas pela ação do vento e da chuva, alcançando mais de 70 metros de altura.

Gruta da Catedral

Na volta da catedral fizemos uma parada para um lanche.
Como disse o local não oferece qualquer estrutura. O lanche montamos no café da manhã do hotel de Nonato: banana, sanduíche de presunto e queijo e algumas bolachas que havíamos comprado no Tocantins.

Borboletas no caminho

Depois dessa pausa seguimos para a Gruta Riacho dos Bois onde, descendo uma escada caminhamos por um quilômetro dentro de um vale onde nos deparamos com uma caverna que foi percorrida até o seu final, escuro, estreito e úmido. Uma variação da Gruta da Catedral. Lindo demais!

Descendo para a Gruta Riacho dos Bois

Gruta Riacho dos Bois

Terminamos o passeio num ponto onde o pôr do sol seria sensacional, isso se não fosse 4 da tarde!
Deixamos o carro num canto da estrada e caminhamos por 2 km até encontrarmos um emaranhado de montanhas arredondadas e um vale sensacional!

Trilha cores da Caatinga

Depois de muitas fotos retornamos, eu, o Mô e o guia Jadiel
Missão cumprida!

O parque é maravilhoso. Mesmo sem estrutura vale a pena por muitos motivos, enumerados abaixo:
1) Pra quem ama natureza
2) Pra quem ama arqueologia
3) Pra quem ama 4x4.
4) Para quem ama caminhadas

Retornamos do passeio muito cansados, suados e implorando por um bom banho.

Deixamos o guia em sua casa e seguimos para a Pousada Recreio, em frente a prefeitura de Caracol.
Muito simples, mas com um bom banho e o melhor… Ar condicionado! Que benção!
Depois do merecido banho nos sentamos nas mesinhas dispostas na porta da pousada para comer espetinhos acompanhados de cerveja gelada. Estava tudo muito bom!