Dia 10 - Percorrendo a Belém-Brasília rumo a Carolina - Maranhão

(Só queria deixar um pequeno testemunho: a visita a Dona Romana foi incrível. Rendeu frutos!)

Hoje deixamos Natividade no Tocantins e seguimos para Carolina, no Maranhão.
O dia amanheceu em dilúvio! Não imaginava que chovia tanto por aqui. Pensei que seriam chuvas rápidas de verão…Mas não! Começa e não para mais!
Deixamos a pousada às 7:30 da manhã pois tínhamos 700 km pela frente, em pistas simples e debaixo de chuva.
A primeira hora na BR 010 estava até agradável, com chuva forte constante, mas tranquila e sem trânsito.
Quando pegamos a TO 050 o asfalto piorou, até ficar terrível, com muito buraco. Foram 50 km até Porto Nacional com a velocidade máxima de 20 km/h.
Asfalto da TO 050

Paramos para almoçar no posto Pratão, em Miranorte. Uma das melhores refeições da viagem! Um buffet completo de saladas e churrasco. O posto é gigantesco. Atende tanto caminhoneiros como ônibus intermunicipal e interestadual. Muito estruturado, com mecânica, borracheiro, restaurante, mini mercado e hotel.
Depois dessa parada pegamos a Belém-Brasília, com bom asfalto, mas repleta de carretas. Quase não havia carro de passeio. Com pista simples, muita chuva e pouca visibilidade, as ultrapassagens se tornaram uma tortura.
Logo na saída do posto, um caminhão, que estava na nossa frente, sofreu um acidente. Freou bruscamente derrapando na pista, batendo o baú numa carreta que estava parada no acostamento. Escapamos por pouco…E a partir daí ficamos bem espertos.
Aquela estrada não é para amadores não, principalmente em dia de chuva.

Faltando 100 km para nosso destino pegamos a TO 222 e em seguida a balsa para a travessia para Carolina.

Foram 11 horas de viagem. Chegamos no hotel as 18:30.
O Hotel Araças é muito agradável. Novinho, os quartos são pequenos mas acolhedores.
Saímos para jantar a pé, a poucos metros da pousada, no restaurante Chega+, junto ao Rio Tocantins. Comemos uma comida típica do lugar, a “panelinha” , um arroz com frango, linguiça, queijo e temperos. Muito bom!

Depois retornamos a pousada para o merecido descanso.  Amanhã o passeio é na Chapada das Mesas!