Dia 8 - Praia Grande - Palhoça

Passamos a manhã na Pousada, junto ao rio.

Perto do meio-dia seguimos para conhecer a vila de Guarda do Embaú, point de surfistas, que fica no litoral de Santa Catarina, na cidade de Palhoça.
No caminho almoçamos no Restaurante Lagoa, em Cabeçuda, de frente para Lagoa de Imanuri, onde servem rodízio de frutos do mar. A vista é bem bacana, a comida não estava 10, mas também chegamos quase na hora de fechar, as 15h!
A caminho da Guarda do Embaú

Restaurante Lagoa, em Cabeçuda -  Lagoa de Imanuri

Antes da Guarda do Embaú, passamos pela Praia de Cima da Pinheira, um lugar simples, com mercado de peixe junto ao mar e uma bela orla. Essa enseada de quase 7 km termina na Ponta do Papagaio. Aproveitamos para caminhar um pouco na longa faixa de areia. No local também havia muito gente praticando paraglaide.
Praia de Cima -  Pinheira

Depois dessa pequena parada seguimos para vizinha Guarda do Embaú, vila pitoresca, rústica, procurada por surfistas do mundo inteiro por oferecer ondas perfeitas. Além do surfe ainda é possível praticar stand up no rio da Madre ou no mar, trilha e cavalgada pela reserva do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Para se ter acesso a praia principal é necessário atravessar o rio da Madre. Barqueiros oferecem o serviço por R$5,00 para aqueles que preferem chegar secos na praia.
Como chegamos tarde, corremos para aproveitar e conhecer tudo.
Pegamos o barquinho e fomos apreciar o por do sol, junto ao mar. Retornamos com o mesmo barquinho e corremos para fazer a trilha da Pedra do Urubu, um percurso bem sinalizado que leva a um visual incrível do mar.
Já era noite quando voltamos ao agitado centrinho para tomar um açaí. A primeira intenção era dormir na vila, mas analisando os prós e contras resolvemos seguir até Palhoça, onde nos hospedamos no mesmo hotel da ida.
Guarda do Embaú

Travessia Guarda do Embaú

Chegamos no hotel Firenze perto das 9 da noite.