Dia 4 - Urubici - Cambará do Sul

Hoje deixamos nossa pousada em Urubici e seguimos para Cambará do Sul.
Pela manhã, saindo do hotel, fomos conhecer o Morro do Parapente. O local fica no alto de uma colina junto a cidade. A vista privilegiada proporciona um lindo nascer do sol ou, se preferir, um lindo por do sol junto à natureza. Com visual de 360° é possível ver toda a pequena Urubici.
No local, como o próprio nome sugere, está a plataforma para o voo de parapente. Além disso, possui um local exclusivo para um piquenique privativo e um bar, acomodado em uma espécie de jipe, bem antigo. Vale muito a visita! O ingresso custa R$15.

Balanço do Infinito

Bar

De lá seguimos para conhecer a igreja matriz da cidade. A Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens encanta pelo seu tamanho, desproporcional à população local.
Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens

Deixamos a cidade fomos conhecer a Cascata do Avencal. A cachoeira possui 3 pontos de acesso, dois por cima e um por baixo. A primeira parada foi na parte de baixo.
Para chegar lá seguimos de carro pela SC-416 por 1 km, rumo a São Joaquim. Depois pegamos uma estrada de cascalho à direita e seguimos por mais 3,7 km.
O lugar é lindo. No caminho vemos muitas pousadas, muita vegetação até chegarmos à cascata que tem mais de 100 m de altura. O ingresso custa R$15.
Estacionamos e fizemos uma caminhada de uns 700 metros, por entre as pedras, até alcançarmos a cachoeira. Uma visão incrível. Ficamos contemplando o lugar por algum tempo.

Depois retornamos para a cidade para um almoço no Bodegão da Serra. Um restaurante muito agradável que serve uma comida deliciosa.
Depois do almoço seguimos para a parte de cima da Cascata do Avencal.
Como já disse, existem duas possibilidades, dois proprietários das terras dividem a atração.
Escolhemos ficar do lado esquerdo, que é do mesmo proprietário que explora a parte de baixo. Além de proporcionar uma melhor visão, também nos concedeu um desconto de R$5,00 no ingresso que custa R$20,00.
Para o acesso à parte superior pegamos novamente a SC-416 na direção de São Joaquim, percorremos 6 km e chegamos na primeira entrada, onde tem uma passarela de vidro. Mais 2 km e chegamos na 2a entrada, nosso destino.
Além da linda vista da cascata, também assistimos a derrubada das pinhas do delicioso pinhão.

Finalizamos visita em Urubici e seguimos para Cambará do Sul. Foram quase cinco horas de viagem, metade em estrada de chão, com bastante pedra.
Já era noite quando chegamos a pousada Brisa dos Cânions. Comemos um lanche no quarto e fomos dormir.