Dia 1 - Pamplona - Saint Jean Pied de Port

Ontem finalmente conseguimos pegar nosso vôo.
Por conta das confusões fomos colocados num assento conforto que além da possibilidade de esticar as pernas, de conforto não tinha nada.
Chegando a Madrid fizemos uma conexão onde desembarcamos no pequeno aeroporto de Pamplona sob forte chuva. Não havia qualquer abrigo no local e as mochilas chegaram bem molhadas na esteira.
Retiramos as bagagens porém os bastões de caminhada e o canivete suíço que estavam em uma outra caixa não chegaram ao destino final.
Feita a reclamação na companhia aérea, agora aguardaremos essa caixa em Puente La Reina, onde estaremos em 3 dias.
No aeroporto um taxista pré contratado estava a nossa espera e seguimos viagem até Saint Jean Pied de Port.
A estrada sinuosa acabou com a gente. Até o Mô que não costuma passar mal se viu em maus lençóis. Uma hora e meia que pareceu a eternidade. Sem dúvida a pior parte da viagem.

No pequeno hotel, La Villa Esponda, reservado com antecedência (por 81 euros o casal),  não havia qualquer pessoa para nos receber. Uma porta entreaberta e um aviso no quadro indicava o local onde deveríamos encontrar a chave do nosso quarto.
Com a senha recebida por e-mail, abrimos uma caixinha e resgatamos a chave.
O prédio muito antigo, com acomodações novinhas, foi um colírio para os olhos.

Saímos para jantar no pequeno centro, um "prato do dia", com carne, batata e vinho, por 29 euros, para os dois.

Depois seguimos até a oficina do peregrino para carimbar nossos passaportes, porém estava fechada. Funciona normalmente das 7:30 as 20 h. A oficina fica dentro da cidade murada, onde encontramos ruas estreitas e casas muiiito antigas.

Saint Jean é uma cidade francesa, na divisa com a Espanha e tradicionalmente escolhida Para o início do caminho Francês a Santiago de Compostela.

Recheada de história (a cidade original foi arrasada em 1177 pelas tropas de Ricardo Coração de Leão após um cerco e refundada em seu local atual pouco depois), cortada por um rio e repleta de construções e árvores centenárias, a pequena vila transporta o peregrino a muitos séculos atrás. Um charme!

Oficina dos peregrinos
Agora passa das 21h e temos que nos recolher. Amanhã uma longa subida pelos Pirineus nos espera. Serão 26 km até Roncesvales.