Dia 5 - Mucugê

O nosso destino de hoje foi a Cachoeira do Buracão.
Pela manhã pegamos o carro e dirigimos 78 km no asfalto, sentido sul, até a cidade de Ibicoara.
Na associação Bicho do Mato encontramos com o guia Rosivaldo (Val), telefone 77 91329639, que nos conduziu por mais 29 km de terra até a entrada do parque onde fica a cachoeira.
Esse percurso não é sinalizado e a presença do guia é indispensável e obrigatória.
De lá percorremos uma hora a pé, por um caminho agradável e de fácil acesso, contornando o Rio Manso, ou Rio Espalhado, passando pelo Buracãozinho (uma piscina no meio do cânion) e cachoeiras das Orquídeas e do Recanto Verde.

As águas do rio são escuras devido ao depósito de substâncias orgânicas.

Depois desta caminhada e descendo algumas escadinhas construídas para facilitar o acesso, chegamos a um cânion.

Nesse ponto deixamos nossas mochilas, colocamos o colete salva-vidas e entramos na água onde percorremos uma incrível fenda de três metros de largura com 90 metros de altura que nos leva a maravilhosa Cachoeira do Buracão, a mais bonita que visitei em minha vida.

São 85 metros de queda, com água abundante formando um lindo véu.

Esse percurso também pode ser feito pelas pedras. Mas é melhor deixar isso para o guia que pode levar a máquina fotográfica e registrar esse belo momento.

No caminho de volta, passamos pelo mirante onde avistamos a cachoeira de cima. Deitados no chão, contemplamos pela última vez aquela maravilhosa criação da natureza.

Retornamos pelo mesmo caminho até a entrada do parque e de lá voltamos para Mucugê.
Na volta belas paisagens de montanhas, paredões e plantações em formato circular.

Chegamos perto das 18h00. Foi um passeio longo mas imperdível.
De volta a pequena cidade visitamos o cemitério bizantino.

Jantamos no centro nos despedindo da cidade.