Dia 7 - Malargüe - San Martin de Los Andes

Nosso réveillon não foi como planejado. A intenção era passarmos em San Martin de Los Andes, mas não deu.
O atraso na viagem fez com que escolhêssemos um restaurante de última hora em Malargue.
Parecia que era o único aberto na cidade.
A população local, ou pelo menos os turistas, se contentam em fazer um assado, sem nenhuma pompa ou circunstância.
Não se vestem de maneira especial  e também  não ouvimos fogos.
Seguimos para o restaurante as 9:30 da noite. Um lugar simples, com umas 10 mesas. Iriam servir comida regional: Porco, língua, cordeiro, ceviche, etc.
Escolhemos uma mesa e sentamos.
Logo em seguida entra um casal e informa o nome da reserva: Moisés.
Era um casal de brasileiros!
Bom... O Mô não aguentou e pela coincidência dos nomes começou a puxar conversa.
Acabamos juntando nossas mesas e passamos a noite falando sobre viagens e sobre a vida.
O casal é de Porto Alegre e a esposa chama-se Jussara. Os dois estavam voltando de um passeio de carro pela Carretera Austral. Trocamos muitas "figurinhas" e foi bem legal!
Brindamos a chegada do ano novo e quando foi perto de uma da manhã nos despedimos.
A viagem do dia seguinte seria longa!

Hoje o sol apareceu logo cedo. Deixamos a cabana as 9:40 da manhã e seguimos pela Ruta 40.
Percorremos 62 km e a estrada acabou. Demos duas voltas numa rotatória e achamos a placa "desvio". Para o meu desespero era o começo do rípio!
Podemos dividir esse trecho em duas partes: Nos primeiros 60 km tinha 10% de um rípio horrível intercalado com 90% de asfalto ruim.
Os 48 km seguintes, só rípio que começava horrível, com pedras e areia fofa. O Mô foi concentradíssimo para não acelerar e não cair. O pneu liso, da marca Metzeler Next, trocado recentemente, também não ajudava. O pneu estava cheio. O Mô não quis murchar. Isso foi até bom, pois o primeiro posto depois do  rípio só tinha ar pra respirar!
Depois de 25 km a estrada melhorava,  tinha mais terra com um pouco de pedra.
De qualquer forma passamos um sufoco danado. Nunca tínhamos andado tão devagar. Foram duas horas e vinte minutos para fazer 48 km!
Eu nem acreditei quando chegou o asfalto. Foi uma visão dos deuses!
Continuamos pela estrada até a única parada para abastecimento nesse trecho (a 209 km de Malargue) num posto "mequetrefe" que não oferecia nada além da gasolina. Era quase três da tarde e não tínhamos nada para comer.
Seguimos em frente e paramos novamente para abastecer e almoçar num YPF em Chos Malal. Isso ja era 17:00.
Esse percurso todo é muito bonito, fica em meio as cordilheiras, com muitas montanhas e paisagem de cair o bico.
Mas também é absolutamente deserto. Vemos pouquíssimos carros e quase nenhuma casa ou fazenda.
Desde a parada para o almoço até o destino final ainda faltavam 450 km.
Com estrada boa... O Mô acelerou. Dois pontos e uma reta!
No fim do dia, já cansados, o por do sol nos pegou de frente.
Aquela bola redonda não ia embora. Nunca desejei tanto que o sol desaparecesse. Tinha horas que o Mô colocava uma mão no rosto para poder ver a pista. O sol só se pôs as 21:20!
Chegamos ao nosso destino as 22:30.
Eu estava exausta. Nem quis conversa. Tomei um banho e fui dormir na hora. O Mo não falou nada.
Bjs

"Cantô" no restaurante
Deixando a nossa cabana...
Nossa estrada
Curvinhas...
Rípio
Parecia que estava tudo bem...

Cânyon do Rio Grande - Início dos 48 km de rípio
A cor da foto ficou por minha conta!
E que cor...

E tristeza...
Comemorando o fim do rípio!!!

Duas horas de sol na cara! Posso garantir que ventonacara é bem melhor!