Dia 5 - Barreirinhas - Caburé

Acordamos cedo e as oito da manhã saímos com o 4x4 até o pier de Barreirinhas para pegar a voadeira que nos levou por um passeio pelo Rio Preguiças.
No percurso fizemos uma primeira parada em Vassouras, um vila de pescadores onde tomamos água de coco e avistamos o rio do alto de uma duna. Além disso encontramos um monte de macacos prego que circulam naturalmente entre os turistas.
Não é um lugar interessante. Acho até que já houve lagoas no local que justificaria essa parada.
Seguimos pelo rio e a segunda parada foi no Farol de Mandacaru, construído inicialmente no início do século 20 e recontruído na década de 40. Subimos os 160 degraus e nos deparamos com uma linda vista do rio e das dunas.
A última parada foi em Caburé onde estamos agora.
O local, uma faixa de areia (com no máximo 400 metros) entre o rio e o mar, possui poucas construções, a maioria restaurantes e pousadas que acolhem os turistas.
Almoçamos no restaurante da Pousada Porto Luna onde ficaremos hospedados por esta noite.
A pousada é muito simples e este lugar é muito pitoresco.
Passeamos pelos dois lados da orla (rio e mar).
O mar estava muito agitado. Dizem que nesta época é assim mesmo, por causa dos ventos constantes.
Depois deste passeio fizemos uma pequena parada para descanso e as 4 da tarde saímos de barquinho para mais um passeio.
Eu, o Mô, a Eliana (uma moça de Teresina) e o barqueiro fomos ao encontro do mais lindo por do sol que pudemos presenciar por aqui.
Antes disso, uma caminhada num banco de areia, no meio do encontro do rio com o mar e uma visão da revoada dos pássaros que retornam a seus ninhos que ficam numa pequena ilha a poucos metros do continente.
Foi um entardecer incrível. Uma visão dos deuses.
O sol se pôs às seis da tarde e nosso retorno a Caburé foi parcialmente na penumbra. Muito legal.
De volta a pousada, jantamos com nossa nova amiga Eliana e fomos dormir.
A eletricidade (gerador) é desligada as dez.
A noite, só as estrelas e o barulho do vento que sopra sem trégua.