Dia 3 - Conhecendo a Estação Ecológica do Bananal

Hoje fomos conhecer a Estação Ecológica do Bananal.

Saímos da pousada perto das 9 da manhã e depois de quase duas horas de viagem, chegamos à estação cuja visita  tem que ser previamente agendada por meio de telefone ou e-mail. Não cobram taxa de entrada.




Logo na entrada do lugar nos deparamos as três primeiras quedas da Cachoeira das Sete Quedas onde fizemos a primeira parada. O local é adequado para tomar banho e tem até um escorregador que vai dar na segunda queda. 

De lá seguimos para o centro de visitação onde fomos orientados sobre o funcionamento e as regras do lugar e quais atrativos estavam disponíveis para a visitação.

Inicialmente assistirmos a um pequeno vídeo educativo e em seguida saímos para conhecer a principal atração do local, que é a sétima queda da Cachoeira das Sete Quedas. O lugar também é próprio para banho, porém a época do ano e a água fria não estavam convidativas. 

Depois de um tempo de contemplação subimos uma pequena escada que dá acesso a terceira queda. Também é um local para banho,  mas passamos o tempo só contemplando.  Desse ponto retornamos para a sede, passando por um caminho histórico, calçado de pedra pelos escravos, utilizado para a escoação do ouro, ligando Minas Gerais a Angra dos Reis.

Esse percurso, em aclive, tinha muitas pedras escorregadias por conta da umidade e do lodo que se formou com as chuvas. Depois de uma caminhada de uns 40 minutos chegamos a um mirante que dá vista para a  primeira das quedas da Cachoeira das Sete Quedas. 

Como o dia estava limpo, tivemos uma visão completa do lugar.

Retornamos, como sugerido pelos guias, pela estrada principal. 















Deixamos o parque e seguimos para um almoço na Chez Bruna, um restaurante de comida mineira que fica beira da estrada, a uns 10 km do centro, com uma comida muito simples e gostosa. A pedida foi caipirinha de limão caipira acompanhada de franguinho com torresmo. 

O lugar é muito agradável, ao lado de um rio. Para os adeptos ao campismo, eles têm disponibilidade para trailers e  barracas. Falando em barracas... Encontramos um casal que está percorrendo todos os parques nacionais do Brasil. Eles acabaram de comprar um mini-trailer e estão testando esse novo modo de viajar. O Instagram é @entreparquesbr e neles contam um pouquinho da experiência. Pretendem ficar dois anos viajando dessa maneira. 

Já era  noite quando seguimos para a cidade de Barreiros para conhecer o pequeno centro histórico. Pacato, mas com muito charme.   

Depois de quase 12 horas de passeio retornamos para a pousada.


Barreiros

Barreiros

Barreiros


Postar um comentário

0 Comentários