Dia 31 - Parque Estadual de Ibitipoca - Pico do Pião e Circuito das Águas

Quando viajamos não podemos perder nada. Nadinha mesmo.

Hoje foi um desses dias, que mesmo indo à exaustão, colocaríamos um "check" em nosso itinerário.
Os circuitos do Parque Estadual de Ibitipoca foram concebidos para serem percorridos no mínimo em 3 dias, mas não tínhamos todo esse tempo.
O circuito mais longo e cansativo, a Janela do Céu, foi feito integralmente ontem.
Para hoje havia duas possibilidades, percorrer somente o Pico do Pião com 10 km de extensão ida e volta, ou enfrentar mais 4 km de sobe e desce para completar também o Circuito das Águas.
Adivinha qual escolhemos?

Pois bem...
Feito o agendamento com antecedência pela internet, chegamos ao parque às 8 da manhã.
Após passarmos pela portaria e pagarmos os ingressos, nos dirigimos ao receptivo para pegar as informações sobre o trajeto do Pico do Pião.
O percurso parecia simples, seguiríamos 2 km pelo caminho já trilhado no dia de ontem, para então encontrar com uma bifurcação que sobe ao Pico do Pião.

A primeira parada foi para conhecer a Ducha, o Lago Negro e o Lago dos Espelhos. Estes três atrativos fazem parte do Circuito das Águas. Depois disso fizemos mais uma parada conhecer a Gruta do Monjolinho, interessante por ter uma passagem "secreta" da água.
Em seguida seguimos para o Pico do Peão, uma caminhada de mais 2030 metros.

Lago dos Espelhos - "pero no mucho"

Ducha

Lago Negro

Descida para a Gruta do Monjolinho

A subida ao Pico do Peão não é muito pesada. Seguimos pelas pedras até alcançar uma escada que levava a um morro com vista 360 graus.
Não ficamos muito tempo por lá porque havia muitas formigas voadoras (eu nem sabia que formiga voava).
Na volta passamos pela Gruta dos Viajantes, onde podemos entrar por um lado, atravessar, e sair por outro. Não achamos este caminho. Estava muito escuro e sem lanterna não tivemos coragem de arriscar. Entramos e saímos pelo mesmo lugar.

Gruta dos Viajantes

Continuando a descida paramos em mais três pontos turísticos: Pedra Furada, Poço Campari (com a cor dessa bebida) e Cachoeira do Encanto.

Pedra Furada

Cachoeira do Encanto

Já próximo ao final do Circuito do Pico do Pião tomamos o rumo do Circuito das Àguas onde passamos pelo Mirante do Paredão, Ponte de Pedra (uma passagem onde a água fez caminho por entre as pedras pra continuar o seu curso).
Depois subimos até o restaurante contornando o rio. Esse circuito é realmente muito bonito, valeu a pena o esforço.

Mirante do Paredão

Vista do restaurante

Mirante Lago das Miragens

Paredão

Ponte de Pedra

Já era 4 da tarde quando terminamos o circuito.
Como estava com bastante sol, embora o dia tivesse sido nublado, fizemos uma parada na prainha onde tomamos banho de cachoeira. A água estava muito gelada e a cor era de Coca-Cola.

Terminamos nosso passeio no restaurante do parque, comendo dois quibes acompanhados de uma cervejinha. O atendente informou que o parque ficou mais conhecido nos últimos 10 anos e é frequentado principalmente por cariocas e mineiros. Na temporada, finais de semana e nos feriados o lugar fica absolutamente lotado. Nessas datas a vila sofre com falta de água, de luz e até de internet.
Ainda bem que hoje é quinta-feira!

Retornamos a pousada no final da tarde, quando caiu uma tempestade. Foi muito agradável ver os relâmpagos e aquele barulho de chuva já no quentinho do nosso chalé.
Quando a chuva passou fomos jantar no Limoeiro, o restaurante que tínhamos almoçado ontem. Comemos um tutu de feijão e estava novamente uma delícia.

Porque ninguém é de ferro!