Dia 2 - Diamantina - Conceição do Mato Dentro

Acordamos tarde e depois de um café saboroso deixamos a pousada 11:30 da manhã. 




Pousada Pouso da Chica

Trouxemos conosco os mapas do Caminho dos Diamantes e do Caminho Velho (dois trechos da Estrada Real) disponibilizados no site institutoestradareal.com.br que nos servirão de guia por todo o caminho. As rotas estão baixadas no App GPX Viewer e usaremos essa ferramenta durante toda a viagem. Esse App não é um guia tipo Waze mas como ele localiza exatamente o ponto onde estamos qualquer desvio da rota traçada é identificado, com a grande vantagem de trabalhar off-line.

Além disso, todo o percurso é sinalizado com um marco, um pequeno "obelisco" com o símbolo do Caminho Real que indica o percurso correto a seguir. 

O Caminho dos Diamantes tem a extensão de 395 km, e vai de Diamantina a Ouro Preto por estradas vicinais, repletas de belezas naturais, cruzando pequenas cidades e vilas históricas, com o charme de suas construções coloniais.

Deixamos Diamantina, mas não sem dar uma voltinha de carro pela cidade repleta de igrejas centenárias e casas em estilo colonial. Iniciamos nosso caminho no marco zero, que fica em frente a Pousada do Garimpo.

Mercado Municipal em Diamantina

Diamantina

Pousada do Garimpo (marco zero da Estrada Real) e hotel que ficamos duas vezes por ocasião dos passeios da Vstrom
  

Marco Zero da Estrada Real

Marco zero da Estrada Real

Início do trajeto

De Diamantina seguimos para São Gonçalo do Rio das Pedras, percorremos boas estradas de terra no alto da Serra do Espinhaço, com paisagens estonteantes, acompanhadas da imponente visão do Pico do Itambé.





Passamos pelo povoado Vau, pitoresco e acolhedor e pela pequena ponte que corta o Rio Jequitinhonha, do XVIII. É um local muito interessante, embora a ponte esteja muito mal conservada.

Vau

Vau

Rio Jequitinhonha

Ponte
  

Ponte sobre o Rio Jequitinhonha

Chegando em São Gonçalo encontramos uma barreira sanitária. Nela, aferiram nossa temperatura e informaram que não era possível pousar na cidade ou visitar as suas cachoeiras.


São Gonçalo

Na impossibilidade de conhecer as cachoeiras, seguimos nosso caminho passando pelo povoado de Milho Verde, Três Barras e chegamos a Serro onde fizemos uma parada para o almoço.

Nosso caminho
Três Barras
Três Barras
Todo esse percurso foi realmente incrível.

Em Serro tivemos uma agradável surpresa, uma bela cidade histórica, que surgiu com a vinda dos bandeirantes em busca de ouro.

Tem uma estrutura turística bastante tímida. Tivemos dificuldade em achar um bom restaurante, ou melhor, um restaurante turístico. Acabamos por almoçar em um quilo bastante honesto: restaurante Zé de Lindolfo.

Depois do almoço caminhamos um pouquinho no centro histórico e perto das 3 da tarde, seguimos viagem preocupados com o horário e o local de nosso próximo pouso.
Serro
Serro
  

Serro

Serro

Serro

Serro

Serro

Serro
Seguimos viagem por estradas de terra, com lindas paisagens, passando por Alvorada de Minas, Itapanhoacanga e  Santo Antônio do Norte, até chegarmos em Conceição do Mato Dentro.
   
Igreja em Alvorada de Minas

Igreja em Alvorada de Minas

O percurso entre Itapanhoacanga e Santo Antônio do Norte foi o mais complicado por conta da má conservação da estrada de terra que tinha muitos buracos, pedras e precipícios, mas também foi um dos mais bonitos. No marco 324 temos uma visão incrível da Serra do Intendente e a de São José. 





Marco 324 

Marco 324

Santo Antônio do Norte
Santo Antônio do Norte

Já caía a noite e a condição da estrada nos colocava numa sinuca: continuar ou dormir em Santo Antônio. A cidade não oferecia qualquer estrutura, sendo assim, resolvemos seguir a viagem.

Para a nossa sorte o caminho melhorou muito e mesmo de noite chegamos com tranquilidade em Conceição do Mato Dentro.

A cidade também possui barreira sanitária, mas dado o adiantado da hora, não havia agentes no local.
Escolhemos a Pousada Serra Velha para passar a noite. Completamente reformulada de quando estivemos aqui uns 10 anos atrás com o pessoal da Vstrom, foi uma benção para o descanso do dia.

O jantar foi no quarto. Os restaurantes ainda não estão funcionando, e o delivery foi que nos salvou.

Postar um comentário

0 Comentários