Dia 30 - Melide - O Pedrouzo - 33 Km

Estamos chegando ao final da nossa jornada.
Atravessamos o norte da Espanha de leste para o oeste e pudemos, caminhando, apreciar a paisagem, a história e a cultura do lugar.
A maioria das vilas por onde passamos encontramos espanhóis simples, que vivem do campo ou de pequenos comércios. O próprio dono é garçom, cozinheiro, faxineiro e caixa. Fazem tudo o mais rápido que podem, mas muitas vezes pecam na gentileza. 
Os espanhóis ainda fazem a “siesta”. E isso para paulistano é bem estranho. Chegar num lugar as três da tarde e encontrar uma placa “cerrado por siesta, desculpe as moléstias” parece coisa do século passado. São três longas horas onde nada acontece.
Mesmos as maiores cidades que passamos, Pamplona, Burgos e Leon ainda mantém o clima de interior.

Hoje madrugamos novamente. Resolvemos adiantar o Caminho e nos impusemos 33 km de caminhada.
Nosso café de todo dia:
Em uma das paradas, depois de uns 10 km de caminhada, esqueci minha blusa de frio (que trazia amarrada na cintura) num café. O Mô propôs voltarmos uns 3 km para buscar. Mas eu... Nem em sonho. 
Enquanto discutíamos o que iríamos fazer encontramos o Alceu e a Mercedes que caminhavam mais a frente. Estavam parados junto a van da Jacotrans, empresa que transporta a mochila dos peregrinos de um ponto a outro.
A Mercedes resolveu despachar a mala até Pedrouzo. E eu também. E o Mô teve a idéia: Quem sabe a Jacotrans não resgata a blusa esquecida! O motorista super prestativo ligou para o café onde eu havia deixado a blusa para se certificar que ainda estava lá e obtendo resposta afirmativa disse que ia mandar um colega busca-la. No final deu tudo certo!
Neste mesmo trecho encontramos um grupo grande de adolescentes. É muita gente para um Caminho só. Apertamos o passo para evitamos ser atropelados pela “manada”!

Paramos para almoçar em um restaurante na beira da estrada. Com sol, cerveja e o cansaço dos dias, depois do almoço nos deitamos na grama para um cochilo. Foi duro levantar para enfrentar os 8 km faltantes.
Chegamos em Predrouzo perto das 16 horas. Estamos chegando ao fim de nossa peregrinação. Amanhã estaremos em Santiago.
Mochila resgatada:

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Parabéns aos dois pela determinação e pela conquista. Não se sabe ao certo o que conquistaram, mas com certeza resgataram a vida simples, solitária e ao mesmo tempo solidária dos peregrinos. Com certeza esta experiência mudou a suas vidas. Bjs e muita comemoração quando chegarem em Santiago. Bebam um vinho por mim. Rsrsrs

    ResponderExcluir