Dia 8 - Zermatt - Chamonix (França)

Hoje, com dia chuvoso, nos despedimos de Zermatt e Matterhorn. A imensa montanha mal podia ser vista. Felizmente pudemos aproveitar o passeio de ontem.

Após o café da manhã no hotel, seguimos para a estação de trem e retornamos para a vila de Täsch, onde pegamos o carro no estacionamento e partimos para conhecer o Lago Blausee. 

A viagem levou quase duas horas. Para chegar ao parque pegamos um trem que parte de Goppenstein e chega a Feden. Conhecido como "Lötschberg Autoverlad" ou "car shuttle train", esse serviço ferroviário transporta veículos, principalmente carros, por meio de túneis subterrâneos. O percurso é relativamente curto, durando cerca de 30 minutos, cortando as montanhas alpinas, oferecendo economia de tempo para os viajantes, que chegam ao seu destino de forma mais rápida e segura.

Como o percurso é subterrâneo, tudo era muito escuro, o que nos deixou bastante apreensivos. Não sabemos se é sempre assim, ou se havia alguma obra que desligou a iluminação dos túneis, o fato é que não conseguíamos ver nada. Parecia um filme de terror. Por vezes uma luz verde e vermelha sinalizavam o trilho, mais nada, além disso. 

Terminado o trajeto, em poucos quilômetros estávamos na entrada do parque do Lago Blausee que fica em uma propriedade privada. Pagamos CHF 5.00 pelo estacionamento e CHF 11.00 por pessoa pela entrada. 

O parque está localizado na região de Kandersteg, no cantão suíço de Berna e é conhecido pelas águas cristalinas do Lago Blausee, que significa "lago azul" em alemão.

Cercado por uma densa floresta de pinheiros e montanhas, sua água, de um azul profundo, é resultado da concentração de minerais e do reflexo da luz solar, criando uma paisagem de tirar o fôlego. O lago é tão transparente que é possível ver até o fundo.

Nas áreas de piquenique do parque aproveitamos para fazer o nosso almoço com as "marmitas" previamente compradas no supermercado. Almoçamos com vista para o lago e depois de passearmos pelas trilhas do lugar.

Deixando o lugar, seguirmos viagem para Chamonix, localizada no sopé do Mont Blanc, na região de Auvergne-Rhône-Alpes, na França.

No caminho, estradas cênicas e muitas plantações de uva.

Chegamos à cidade perto das 20h, ainda estava claro e nos dirigimos ao apartamento previamente reservado pelo Booking.  

O Mô não gosta de reservar lugares do tipo "Deus sabe onde está a chave", mas teve que abrir uma exceção desta vez. 

Reservamos uma "kitnet" cujo acesso à garagem era muito confuso. Tivemos que entrar em contato com a responsável para nos orientar por videochamada. Uma conversa difícil, com nosso inglês "macarrônico".

Pra acessar a garagem,  primeiro tínhamos que ir até o apartamento encontrar uma caixinha, que aberta com senha, continha a chave do apartamento e o controle do portão da garagem. Até aí deu tudo certo. Estacionamos o carro no segundo subsolo, pegamos as malas e subimos as escadarias.  

Aí começou a confusão. Nessas escadarias havia portas e mais portas. Abríamos uma porta com as mãos e segurávamos a outra com as malas, até acabarem as mãos e as malas, e a primeira porta travou. 
Não conseguíamos mais voltar para a garagem. Tentamos mais três ou quatro portas, porém não davam em lugar algum. Elevador? Quebrado. Subimos um piso e não encontrávamos a saída. 

Nesse momento ligou o namorado da pessoa responsável pelo apartamento, que falava espanhol, querendo saber se deu tudo certo. A resposta foi não. Não estava tudo certo. Estávamos presos entre portas, sem conseguir sair dali, pensando que nosso destino seria dormir no hall, no meio das escadas. 

Ele ficou sem saber como ajudar até que finalmente achamos uma porta que nos levou ao corredor dos apartamentos. Ufa! Estávamos salvos!

Tudo isso foi tudo muito rápido e meio cômico, mas confirmou que devemos evitar esse tipo de hospedagem "self-service".

Resolvido o problema, deixamos as malas no quarto e fomos a pé, jantar. 

O restaurante escolhido estava prestes a fechar, e o garçom solicitou que fizéssemos o pedido rapidamente. Optamos por uma carne com massa, que estava um pouco mais picante do que o nosso paladar está acostumado. A conta totalizou 70 euros, incluindo duas cervejas e uma gorjeta de 10%.

Amanhã tem passeio no Mont Blanc.
  
Zermatt

Nosso café em Zermatt

Da janela do quarto...

Ruas de Zermatt numa manhâ calma e tranquila...



Entrada para o "trem de carros"

Ticket do trem


Lago Blausee

Lago Blausee

Piquenique no Lago Blausee

Lago Blausee

Passeio no bosque do parque

Entrada do Lago Blausee
  
Caminho para Chamonix

Caminho para Chamonix


Chamonix

Postar um comentário

0 Comentários