Dia 29 - Ushuaia

Hoje acordamos tarde. A cama estava maravilhosa. O quarto, a cama, os lençóis e o banheiro são excelentes. Superaram as expectativas.

O café da manhã foi simples, com medialunas, salada de frutas de lata, manteiga, presunto, queijo e suco de laranja artificial, além de chá, café e leite. E olha que esse é o melhor hotel da viagem!

Depois do café o Mô foi ao Carrefour para trocar o dinheiro Western Union e eu fiquei atualizando o blog. Ele demorou quase três horas para voltar com as mãos vazias. Pegou uma fila de duas horas e quando era o quinto da fila, o sistema caiu.  Ainda ficou aguardando uma hora. Mas o sistema não voltou. Está pagando todos os pecados com esse cartão.

Para resolver o problema imediato da falta de dinheiro, trocamos, numa casa de câmbio, os pesos chilenos e os poucos reais que levávamos conosco. Com $$ no bolso fomos passear no Parque Nacional Terra do Fogo para tirar a famosa foto do “fim do mundo”.

O lugar estava lotado. Turistas de todo mundo. Impressionante!

Neste parque, além de trilhas demarcadas para caminhantes, há o famoso passeio "Tren del Fin del Mundo", uma pequena composição que percorre 8km. A parte final da linha unia a prisão de Ushuaia aos campos de trabalho situados na zona que hoje pertence ao parque.

Dizem que o que alavancou o desenvolvimento da cidade foi a própria prisão, cuja construção se iniciou em 1902.

Tiramos a fotinho e passeamos rapidamente pelo parque. Encontramos uma "pichação" que o Mô fez dez anos atrás para o amigo Gilson. O delito resistiu ao tempo!

Na volta o Mô resolveu ir novamente ao Carrefour para outra tentativa de saque de $$. Foram duas horas de espera… e um êxito!! Finalmente!!!!!

Eu fui passear pela rua de comercio da cidade e nos encontramos no restaurante Casimiro Bigua para o jantar. Uma cordeiro sensacional. A conta ficou um pouco salgada, mas valeu a pena.

Retornamos ao hotel quase onze da noite. Amanhã começamos a voltar para o Brasil.

Recepção da Hosteria e Restaurante América

Centro de Ushuaia

Orla em Ushuaia

Doces argentinos

Trem do fim do mundo

Placa do fim do mundo

Delito que resistiu ao tempo