Dia 28 - Punta Arenas - Ushuaia

O despertador tocou as 6:30 da manhâ.

Tínhamos que acordar cedo para tentar pegar o barco para Porvenir.

Deixamos o hostel sem poder tomar café. Levamos conosco duas laranjas disponibilizadas aos hóspedes. O dia estava muito frio. Fazia 9 graus.

Ajeitamos as coisas no carro e seguimos para o porto que ficava a uns 5 km dali. Estacionamos e fomos para a fila da compra da passagem. Só havia duas pessoas lá. Mas em seguida muitas mais apareceram.

A venda das passagens iniciou as 8 da manhã e deu tudo certo.

Com as passagens em mãos seguimos, com o carro,  para a fila de embarque. Às 9:40 já estávamos navegando.

A navegação foi tranquila. Desembarcamos as 11:40 em Porvenir, um povoado pequeno.

Lá fizemos uma parada num "supermercado" onde compramos algumas frutas para a viagem. As ameixas do Chile são sensacionais.

Bem próximo da vila fizemos outra parada para conhecer a Laguna dos Cisnes, com umas formações estranhas. Nada de mais.

Retornamos e seguimos pela estrada de rípio, por uns 150 km, passando a margem do pacífico, numa paisagem linda demais.

Desviando do caminho fomos conhecer o Parque dos Pinguins Rei. Nossa reserva era para dali a dois dias, porém como estávamos por perto, fomos tentar a sorte.

Chegando no lugar, um grupo já aguardava para entrar no parque. São mais ou menos 20 pessoas por vez.

Informamos que não tínhamos reserva para o dia de hoje e consultamos a possibilidade de fazer a visita mesmo assim.

Concordaram. Ufa!

Fomos visitar os pinguins. O lugar é privado e a iniciativa de proteção da área começou em 2011.

Avistamos os pinguins, mas estávam longe. Só com binóculos era possível defini-los bem.

Achei o passeio mais-ou-menos.

Deixando o lugar seguimos por estrada asfaltada e muito movimentada até o Ushuaia. Os domingueiros estavam todos lá.

Os últimos 150 km são sensacionais. Curvas, montanhas e lagos. Lindo mesmo.

Chegamos à cidade perto das 10 da noite, tiramos fotos no portal e nos dirigimos a Hosteria e Restaurante América.

O restaurante do lugar estava fechado, então fomos jantar no Dieguito, um restaurante e pizzaria muito simples, mais lotado.

Nossa pedida foi empanada, mocilla, pollo com salada. Estava tudo muito bom, especialmente as empanadas.

Voltamos para o hotel já era quase meia-noite. Amanhã tem mais.

Deixando o hostal Art Noveau

Visitando a Laguna dos Cisnes em Porvenir

Estrada de rípio de Porvenir a Parque dos Pinguins Rey - Mais ou menos 150 km

Nossa estrada...

Abrigo na estrada... Talvez para ciclistas...