Dia 42 - Mar Del Plata

 Dia de turismo em Mar del Plata.

O destino não é muito divulgado entre os brasileiros. Estivemos diversas vezes na Argentina e nunca nos interessou passar pela cidade. 

Quem vive num país como o Brasil, com tantos paraísos tropicais, certamente não elegeria as praias argentinas como um destino de turismo. Mas, como pudemos constatar, estávamos enganados.

A cidade-balneário fica a quase 400 km de Buenos Aires e possui muitos atrativos da capital, como a gastronomia, vida noturna agitada, arquitetura bacana, além das praias agitadíssimas no verão. Por ser uma cidade pequena, pode ser percorrida em poucos dias de visita.

Aproveitando o horário do café, que ia até as 11 da manhã, acordamos tarde. Aliás, acordar tarde não é privilégio de quem está viajando a 42 dias. Todos os argentinos fazem o mesmo. O povo aqui dorme muiiito tarde, consequentemente o dia só começa depois das 11.

Reservamos o dia para conhecer melhor a cidade. Pegamos o carro e seguimos para o extremo sul, fazendo muitas paradas no caminho. 

A primeira parada foi na Praia Varese, e seu entorno. Achamos o bairro sensacional, com suas casas antigas dos anos 40 e 50 e ruas tranquilas.

Praia Varese

Construções antigas

Praia Varese
  
Torre Tanque

Catedral de Stella Maris

Passamos pela Praia Grande, pelo porto e reserva dos leões-marinhos, onde fizemos uma parada para almoçar num centro gastronômico, onde se concentram diversos restaurantes que servem principalmente peixes e frutos do mar. 

O restaurante escolhido foi o Chichilo, um dos mais tradicionais do lugar. Pedimos Lula e polvo a galega. Estava tudo muito bom. 

Porto


Reserva dos Leões Marinho


Cardápio Chichilo

Pulpo a galega


Depois do almoço seguimos para conhecer a mais famosa praia da cidade, Punta Mogotes.

Para ter acesso a essa praia é necessário escolher um dos estacionamentos das 24 concessionárias que "lotearam" o lugar, pagando 1200 pesos, mais ou menos 15 reais pelo dia todo.  A praia tem ondas fortes e água fria, e estava lotada. 

Num mar de gente uma criança se perdeu. O pai, desesperado, gritava pelo Miguel e as pessoas batiam palmas para chamar atenção de quem pudesse ter encontrado a criança. Não sei o desfecho desse acontecimento, mas espero que tenha dado tudo certo. 

Saindo de Punta Mogotes fomos conhecer a praia Los Acantilados, no extremo sul, onde a praia só é alcançada após uma longa descida por escada, dificultando o acesso para idosos e crianças.

O local também é mais rústico, sem muita estrutura como nas praias La Perla, Varese, e Punta Mogotes, onde nos deparamos com restaurante, piscina e até quadras de esporte tomando conta da areia. Nestes locais paga-se taxa para locação de cadeiras, cabanas e guarda-sóis. Parece a indústria da praia. E isso não nos agradou mesmo!

Praia Punta Mogotes

Praia Punta Mogotes

Praia Punta Mogotes
  
Escadaria para acesso a praia Los Acantilados

Praia Los Acantilados

De volta desse longo passeio paramos no mirador Waikiki para tomar um sorvete e apreciar a linda paisagem. Deste mirador podemos ver os balneários, o porto e a cidade. 

De lá passamos pelo centro, pelas ruas de comercio, pelos bares e restaurantes do centro da cidade. 

Voltamos para o hotel já passava das 10 da noite. 

Mirador Waikiki

Mirador Waikiki

Mirador Waikiki

Mirador Waikiki

Mirador Waikiki

Postar um comentário

0 Comentários